LAVANDA
As lavandas (popularmente conhecidas como alfazemas) são pequenas ervas, comumente empregadas em ornamentação. Da lavanda se obtém um dos óleos mais populares no mundo dentro da aromaterapia. O termo lavanda vem do latim "lavare", "lavar", por que a planta era utilizada pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo (indicado para insônia, calmante, relaxante, dores, etc.).Na França, a colheita da lavanda ocorre entre julho e agosto, tendo variações em outros países conforme as estações do ano. As plantas são colhidas por máquinas quando estão com botões floridos. O processo de destilação é feito à vapor da planta fresca ou seca.
Indicações: um amplo número de pesquisas científicas validam o uso do óleo essencial de lavanda pela sua ação calmante e sedativa, efetivo contra o stress, ansiedade e depressão, insônia , além de possuir propriedades anticonvulsivas . Foi confirmado que componentes do óleo, como o linalol, conseguem penetrar na pele e caem na corrente sanguínea promovendo efeitos de relaxamento e alteração na pressão sanguínea .
O óleo essencial mostrou possuir efeito analgésico e considerável ação anti-inflamatória que pode ser obtida pelo uso em massagens.
Observou-se ação gastroprotetora via oral para o linalol presente no óleo de lavandim grosso com um interessante efeito analgésico e sedativo após sua inalação. O lavandim grosso também mostrou possuir propriedades antitrombóticas e desagregadoras plaquetárias.
O óleo de lavanda também possui a capacidade de reduzir a pressão sanguínea, propriedades anti-leucêmicas e antifúngicas em candidíase por exemplo. Também mostra positiva ação hormonal no alívio de sintomas da menopausa e TPM.
Notou-se em um estudo com ratos que a inalação do óleo de lavanda ocasiona uma redução na lipólise (queima de gordura), com aumento do apetite e ganho do peso.
Na área cosmética a lavanda possui remarcáveis propriedades regeneradoras da pele e antioxidantes , ajudando na prevenção do envelhecimento precoce.
No campo emocional a lavanda é considerado um óleo que traz uma profunda sensação de paz e tranquilidade. Desperta a paciência e tolerância, e alívia estados de stress por trazer uma sensação de liberdade que facilita a expressão.
Alguns aromaterapeutas consideram que o óleo de lavanda seja uma essência altamente espiritual, e que facilite a integração da pessoa com seu interior para um contato mais profundo com Deus. Crê-se também que a lavanda emita uma aura violeta de purificação e proteção contra energias negativas e mal olhado.
Concentração de uso:
Em inalações 6-15 gotas em difusor 3 X ao dia. Uso local, puro ou diluído a partir de 3% de diluição. Hemorroidas 3-6 gotas de OE em 100ml de água e banhar o local 3-4 X ao dia.
Toxidade:
Considerado um óleo de baixa toxidade e seguro. DL50: acima de 5g/kg em ratos.
Evitar contudo seu uso em pessoas hipotensas, pois pode ocasionar queda de pressão nestes indivíduos . Evite também seu uso por pessoas com problemas de coagulação do sangue como hemofílicos ou seu uso oral por pessoas que estejam fazendo uso de drogas anticoagulantes .
Óleo disponível em nossa loja virtual www.emporiolaszlo.com.br ou nas revendas mais próximas de você www.laszlo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário