A intelectualidade brasileira, exilada nos centros culturais do exterior, se pronuncia contra todo o processo de aculturação que a TV Comercial institucionaliza. Antonio Veronese, artista plástico radicado em Paris, escolheu viver no exílio, tal como os artistas que foram obrigados a viver fora do país durante a ditadura militar.
A antiga perseguição ostensiva, hoje foi substituida pela institucionalização da bobagem como agente alienador. , O reflexo diante da realidade nacional é o mesmo, mas aquele momento estimulou as mentes e um processo criativo fomentou imensa produção intelectual. Chico Buarque, a geração Bossa Nova , a Tropicália ...Em entrevista à TV estatal Chinesa, em 2004, afirmava em sua entrevista que produzir arte braeileira na França é muito mais produtivo. A Bossa Nova - maior expressão da criatividade musical brasileira é ignorada em nosso país enquanto é tocada em todos o mundo como expressão de excelencia musical enquanto no Brasil o povo só escuta a massificação de textos e falas bobas e sem sentido. Aculturação instituída. Qual a finalidade proposital de se manter o povo brasileiro tão alienado?
Ameaçado de morte, por causa de seu trabalho junto aos jovens e á cultura, passou a viver permanentemente na França, onde mantém um centro cult ural em Barbizon e reune artistas e gente que se interessa pela cult ura brasileira para ouvir Bossa Nova. Vale a pena conferir a entrevista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário