sábado, 23 de outubro de 2010

AO MANIFESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA



“Foi muito importante a presença da Marina. Porque ela evidentemente que desviou votos da candidata do Presidente da República. E com isso possibilitou uma coisa muito importante que foi o segundo turno. Eu acho que o segundo turno é o turno em que a democracia realmente aparece. Na disputa dos candidatos e na qualidade do discurso dos candidatos. Essa agressividade, especialmente a agressividade da candidata Dilma, que se apontou na primeira discussão entre os candidatos, isso eu acho que não leva absolutamente a nada. Ao contrário, eu acho que isso descaracteriza os candidatos que perderam. Aqueles que agem dessa maneira perderam o norte das discussões do segundo turno”.


Querido Hélio!

Prezados senhores!

A intelectualidade brasileira deixou de pensar em filosofia, ideologia para vivenciar, sequer filosofia política para atuar num processo político egocêntrico – ou grupocêntrico - de batalha pelo poder e aquisição de vantagens.

Não estamos passando por uma eleição mas um leilão.

O que estamos presenciando não são debates políticos.

Nenhum dos candidatos em disputa demonstra seriedade nem verdade.

O que a mídia nos tem apresentado são fantoches pintados, travestidos e maquiados para vender produtos sem identidade e completamente vazios.
Compreendo que a proposta política envolve esses acertos, acordos e estratégias que fazem com que todos vocês apresentem milhões de justificativas para seus posicionamentos partidários.

Infelizmente, todos os posicionamentos defendem a democracia vislumbrando a defesa de suas idéias e interesses acima de seus ideais.
Para mim, a presença da Marina Silva e sua candidatura construíram uma nova situação política. Apesar de ter sido colocada como o objetivo óbvio de possibilitar o segundo turno e desafiar o poder instituído pelo claro aparelhamento do Estado PTista, o tiro – podem estar certos – abriu uma clareira em nosso País.

Assim como eu, Paulina e Neto ( que já se pronunciaram neste blog) há muitas pessoas que acreditam que política é coisa séria e uma prestação de serviço à sociedade e – principalmente - pode ser feita pela defesa de IDEAIS acima da defesa de INTERESSES e IDÉIAS. Muitos, pela discussão claro e óbvia que a Marina desencadeou, passamos a compreender o posicionamento político administrativo e ideológico do PT e de seus Partidos - partidos e divididos em grupos com interesses exclusivos e exclusos.

Sou PV por que tenho convicção de que o mundo precisa de uma postura ambientalista séria. Sem isso não haverá possibilidade de libertação nem sobrevivência para ninguém. Isso não pode ser tomado como mais um instrumento de manipulação eleitoreira, como o PT fez com a FOME, a MISÉRIA, a EDUCAÇÃO e a SAÚDE.

O poder e o egocentrismo enlouqueceu e corrompeu até os intelectuais que considerávamos conscientes e fiéis a seus ideais.
Não há diamante de mina encontrada no Piauí que vá valer tostão diante de toda nossa água subterrânea poluída e nossas matas devastadas.

Não há milhão de pré-sal que valha nada diante de gente pobre e doente e ignorante e desasistida.
Nem pose de poderosa, ou de santo bem-feitor e equilibrado, nem pose de santa defensora da natureza poderão mais inebriar a consciência de muitos brasileiros.

Não somos 20 milhões, mas alguns milhões somos sim.
O controle que vocês impuseram à imprensa e à mídia não poderá ser mantido por muito tempo.

O futuro virá.

Nenhum comentário: