terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O VICIO DO JOGO: do pocker aos games na web e Cybermaníacos



Vício ao jogo é doença e deve ser tratada

 

O jogo pode se tornar um vício. E no Brasil, quatro milhões de pessoas têm problemas graves com o jogo, como comprova o levantamento realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceira com a Secretaria Nacional Antidrogas.
O problema afeta 2,3% da população, sendo 1% jogadores compulsivos enquanto 1,3% estão prestes a desenvolver a mesma patologia. E ainda segundo os dados da Unifesp, os dependentes do jogo não procuram ajuda médica, por vergonha e falta de informações, levando até oito anos para tomar a atitude e reconhecer a doença e buscar auxílio.
De acordo com Hermano Tavares, coordenador do Ambulatório de Jogo Patológico do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, a demora ocorre porque o paciente se acha um fraco, um imoral e muitas vezes nem sabe que deve procurar ajuda de um psiquiatra. Além de haver muito estigma sobre o problema, completa o coordenador.


 


Arapucas do mal? Fuga? Medo?

Covardia? 

O fato é que as pessoas tendem a fugir da própria vida e se 

transferirem para qualquer mundo fictício que o isente das 

responsabilidades. 

O que leva a humanidade a fugir da realidade, 

mentir sobre questões fundamentais e enganar-se?  

Medo ou egocentrismo. 

Talvês as duas coisas juntas.

O progresso moral e prática das leis de Deus é que atrairá o bem sobre a Terra e dela afastará o mal. E o mal, não é uma força exterior, mas a causa das infelicidades, das frustrações, das situações de dor, vergonha, tristeza, depressão e tudo de ruim que acontece na vida. 

Colocar todas as alegrias nos bens materiais, agir de forma egoísta ( ou egocêntrica) é a maneira de abrir mão de qualquer apoio que se possa merecer.  

As doenças emocionais e físicas surgem a partir das fragilidades emocionais e essa fragilidade se apoia no espírito.É ai que se estabelece a miséria da condição humana.

Este texto a seguir  encontrei num site de tratamento de 

pessoas viciadas e ao mesmo tempo instrui a novos   jogadores. 




O que é o vício do jogo?

O jogo patológico está listado como um "comportamento fora do normal e falha no controlo de impulsos" no ICD-10 e definido no glossário internacional de doenças como:

"Este comportamento fora do normal consiste de jogo frequente e repetido, que controla vida do paciente e leva a uma disfunção e afastamento social, ocupacional e de valores da família e dos seus compromissos."
O jogo excessivo demonstrado por muitos pacientes é definido como: Uma mania ou doença discreta que está lado a lado com oscilações muito fortes de humor, uma melancolia interna muito agitada, mudanças repentinas de estado de espírito sem razão aparente.

Estas patologias também vêm, normalmente, associadas com uma disfunção social que faz o paciente perder qualquer interesse na suas obrigações sociais, tornando-se insensível aos sentimentos das outras pessoas. Este tipo de comportamento é muitas vezes encontrado em pacientes que se encontram na prisão.


O jogo persistente é também caracterizado por uma insistência no jogo apesar de todas as consequências negativas que este trouxe para a vida do paciente como dívidas, desagregação familiar ou outros efeitos negativos no desenvolvimento profissional.

Antes que se possa dizer que alguém é viciado no jogo é necessário sofrer 2 ou mais episódios de jogo patológico num período de pelo menos um ano.

Os padrões distorcidos e alterados do viciado em jogo estão mencionados noutra classificação de doenças como: "DSM-IV":

A especial importância do dinheiro para os pacientes.
Padrões de pensamento concentrados em competição.
A inquietude típica de um jogador.
A excessiva necessidade de reconhecimento social.
Tendência para excesso de trabalho.
A ocorrência de diversas desordens psicossomáticas.
Estratégia: Vício do jogo - causas, consequências e cura
pt.pokerstrategy.com

jogo 300x188 Vício ao jogo é doença e deve ser tratada


 Aprende poker na PokerStrategy.com, a maior escola de poker do mundo. Membros novos recebem dinheiro de poker grátis para poderem começar a sua carreira de poker!

http://pt.pokerstrategy.com/strategy/psychology/695/1/


Nenhum comentário: