sexta-feira, 2 de março de 2012

15 maneiras fáceis de fazer seu Cérebro funcionar melhor

A partir da postagem de Bruno Prado:


* 15 maneiras fáceis de fazer seu Cérebro funcionar melhor e melhorar a cognição mental, aumentar a memória e melhorar o seu estado de alerta ( Phoenix University ) :



1. Exercício: Mais de 20% do sangue do corpo e oxigênio vão diretamente para o cérebro, o exercício, particularmente treino cardiovascular, aumenta o fluxo de forma eficaz para o cérebro. Se você quiser algo um pouco mais Zen, tenteYoga, já que muitas das poses, são projetadas especificamente para obter sangue para o cérebro mais rápido, pelo posicionamento da cabeça abaixo do coração. Mas até mesmo algo tão simples como abrir uma janela e receber ar fresco já ajuda.

2. Hidratar: Tente beber dois copos de água ao invés de uma xícara de café, a cafeína no café e no refrigerante pode, temporariamente, fazer você se sentir mais alerta, mas a longo prazo, irá torná-lo ainda mais cansado por desidratar os músculos e causar a constrição dos vasos sanguíneos.

3. Estímulo: Ouvir música pode aumentar a produtividade, assim como o cheiro de comida pode dar fome, envolvendo todos os cinco sentidos e estimular a atividade cerebral. Por exemplo, a cor rosa é um afrodisíaco visual. A excitação dilata as pupilas, aumenta o fluxo sangüíneo, e atiça os centros de prazer no cérebro – o que torna a pessoa mais alerta e focada. Usar cores vivas na decoração diminui o tédio e o cansaço. Aromaterapia pode ser muito eficaz, pois o cheiro é o mais forte dos sentidos. Limão, hortelã, e cipreste são aromas conhecidos por a estimular o cérebro. Comer um doce de hortelã ativa olfato e paladar. Escrever à mão, em vez de digitá-lor, ajuda a reter a informação de forma mais eficaz, já que os pontos de pressão ativados pelo ato de segurar a caneta estão ligados aos centros de criação e memória do cérebro.

4. Bons Pensamentos: O cérebro, principalmente a memória, não respondem bem ao stress, se você estiver tenso, exausto, ou infeliz, fica menos propenso a reter informações ou ficar alerta. pratique técnicas de relaxamento, tome um banho quente, ou faça uma massagem, seu corpo fica em sintonia com suas emoções, e demostra muito mais do que você pensa.

5. Jogos: Estudos com pacientes com demência têm mostrado que jogar jogos de palavras e montar quebra-cabeças pode aumentar e até restaurar habilidades mentais cognitivas. As palavras cruzadas ou Soduku podem ajudar o cérebro, ganhar não importa, porque o cérebro responde à tentativa de resolver o problema, não o conhecimento armazenado em sua cabeça. Jogos como xadrez onde os objetivos estão em um fluxo constante requerem mais atividade do cérebro.

6. Assistir TV: Eis um porém ao assistir TV, tem que ser programas com qualidade, estudos indicam que ficar passivamente sentado em frente a TV é contraproducente, porém se você assistir um jogo ou programas de perguntas e tentar responder as perguntas, estará estimulando o cérebro.

7. Navegar na Internet: Um estudo recente da Universidade da Califórnia Los Angeles descobriram que pesquisar na internet estimula o centro do cérebro que controla o raciocínio e a tomada de decisôes complexas. Uma tarefa simples, como fazer uma busca na internet, parece intensificar os circuitos cerebrais. Os scans do cérebro mostraram que muito mais do cérebro era ativado pelo uso da internet do que simplesmente lendo um livro.


8. Alimentação: se você deseja obter um bom desempenho mental lembre-se que proteína é a principal fonte de combustível para o cérebro, que também precisa de alimentos ricos em vitaminas essenciais e minerais. É sempre melhor obter as vitaminas de alimentos do que de pílulas.
- Vitamina A protege as membranas celulares do cérebro;
- Vitamina B é essencial para o crescimento neuronal e vitalidade;
- Vitamina C é tão vital para a função cerebral que seus níveis no cérebro são 15x maior do que em qualquer lugar fora do cérebro;
- Vitamina E serve para prevenir e reverter deterioração cerebral;
- Magnésio serve para manter a viabilidade metabólica dos neurônios;
- Zinco livra o cérebro de impurezas tais como o chumbo para melhorar a função cognitiva;
- Aminoácidos são necessários para o crescimento e a saúde de neurotransmissores.

9. Ácidos graxos: não é o peixe, mas o Omega -3 ácidos graxos ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA) que mantêm os níveis alto de dopamina no cérebro, aumenta o crescimento neuronal no córtex frontal do cérebro e aumenta a circulação cerebral. Os ácidos graxos fazem o cérebro trabalhar com eficiência máxima, apenas lembre que a ingestão de grandes quantidades de peixe podem colocar em risco a toxinas e envenenamento por mercúrio, então pode-se obter EPA e DHA a partir de fontes alternativas e suplementos.

10. Ervas: remédios de ervas, na medicina oriental, há cerca de uma dúzia de ervas utilizadas para “impulsionar o cérebro”, mas as duas mais utilizadas são Ginkgo Biloba e Ginseng. O Ginkgo aumenta a circulação cerebral, o que aumenta a capacidade cognitiva, jáo Ginseng, tem surpreendentes efeitos neurológicos, uma vez que acredita-se re-harmonizar a energia “yang” do corpo. O Ginseng ajuda o cérebro a se adaptar aos agentes do estresse por aumentar a produtividade das glândulas supra-renais, e o resultado é um estimulante equilibrado, que atinge a excitação do cérebro e o estado de alerta.

11. Aprenda algo novo: encontrar tempo para dominar novas habilidades ou até mesmo ler um livro novo que não é para o trabalho ou de classe. Aprender uma língua estrangeira, um artesanato novo ou receita, estimulando partes do cérebro que podem ter sido estagnado e inexplorado até agora. Tente passar 15 minutos por dia em seu nova descoberta e você será surpreendido quanto você aprender.

11. Aprenda algo novo: encontre tempo para dominar novas habilidades, ler um livro novo, aprender um idioma, artesanato, eceita, ou algo que goste. Isso irã estimular partes do cérebro que podem estar estagnadas e inexploradas até agora. Tente passar 15 minutos por dia aprendendo algo novo.

12. Não perca tempo: a melhor maneira de organizar a sua mente é facilitando a sua vida, maximizando o seu tempo, aprenda a economizar tempo na parte da manhã, decidindo na noite anterior, por exemplo, que roupa irá usar. Faça e mantenha uma lista de prioridades diárias e a longo prazo e não perca o foco. Tente “multi-tasking”, se ficar preso no trânsito, aproveite para ouvir um áudio book.

13. Ativamente melhore sua memória: existem três maneiras básicas de aprendizagem: visual, auditiva e cinética. Você pode descobrir com qual aprende mais, basta ver se ouvindo, lendo ou escrevendo três sentenças diferentes, qual você se lembra melhor. Depois de saber como você aprende, otimize o conhecimento. Se você for visual, lembre-se que post-its podem ser uma grande ajuda, se for auditivo, um gravador de mão pode ser a solução.

A maneira mais eficaz de se lembrar de fatos é através da formação de múltiplas associações, por exemplo, você pode se lembrar da data do dia da sua consulta médica, pois esse número foi a idade que o seu cantor favorito tinha quando morreu. Se você é uma pessoa visual, tente formar uma imagem mental, por exemplo, se você estacionar o seu carro na seção 4b, você pode tentar imaginar quatro borboletas pairando sobre o telhado de seu carro. Já uma associação emocional, se tiver que pegar algo na loja que alguém tenha pedido, pense por um minuto o quanto essa pessoa ficará decepcionada se você esquecer e muito provavelmente isso não ocorrerá.

Lembre-se também que a repetição é um método excelente para memorização.

14. Descanse: quase nada é tão crucial para o funcionamento adequado e eficiente do cérebro como o sono. Se você leva muito tempo para adormecer, não lute contra ou desista e tome uma pílula. Em vez disso, leia um livro, mas certifique-se de ler uma ficção, estudos mostram que não-ficção estimula o cérebro e impede o sono. Se acordar cansado, considere tirar um cochilo, uma forma perfeitamente natural para animar o seu cérebro. Uma série de cochilos curtos (20-30 minutos) durante todo o dia serão o suficiente.

15. Tenha relações sexuais: muita coisa acontece com o corpo durante o sexo, e muito se passa na sua cabeça, no seu cérebro, não há nenhuma atividade que aumente mais o fluxo sanguíneo para o cérebro, reforçando as capacidades cognitivas do que sexo. Ter relações sexuais também produz hormônios que melhoram dramaticamente o funcionamento do cérebro. Um exemplo inclui o hormônio ocitocina, que é produzido durante o sexo, aumenta a capacidade de pensar em soluções originais para um problema, enquanto a serotonina e a dopamina, que surge após a relação sexual, ajuda o pensamento criativo e ajuda acalmar, tomar decisões lógicas. Então se você está tendo problemas para cair no sono, sexo pode ser a solução.

Nenhum comentário: