terça-feira, 21 de setembro de 2010

SEM EDUCAÇÃO NÃO TEM SOLUÇÃO!


Falar, repetir e bradar que nosso povo precisa receber todas as possibilidades de se educarem não é invenção minha, nem de Marina, ou do Professor Leonardo Boff. Platão, importante filósofo grego afirmava isso desde antes de Cristo:

"A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter".
E mais:
"O belo é o esplendor da verdade".
"Praticar injustiças é pior que sofrê-las".
"A harmonia se consegue através da virtude".
"O que mais vale não é viver, mas viver bem".

Platão nasceu em família de aristocratas. Passou a filosofar desde que manteve contato com Sócrates, outro importante pensador grego. Em 387 a.C, fundou a Academia, uma escola de filosofia que buscava recuperar e desenvolver as idéias e pensamentos do seu mestre. Valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educação deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos através de aulas de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar ( isso significava, para ele, disciplina). Afirmava também que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens.

Quando a intelectualidade brasileira inteira reivindica investimento maciço em educação, é exatamente pela consciência de que é esta a única forma de nosso país de desenvolver com justiça e diminuição das diferenças sociais.
É óbvio e claro que o poder, historicamente, institucionaliza pobreza, miséria e domínio através da sonegação de informação, da mentira, enganação, do uso de marketing manipulador.
Este momento brasileiro é ainda mais grave. As pessoas que assumiram o poder e sempre se pronunciaram contra a manipulação, contra a institucionalização da pobreza são exatamente esses que aparecem na mídia defendendo TUDO o que sempre FORAM CONTRA: esmola para manter o povo escravizado.
POLÍTICA DESENVOLVIMENTISTA a todo custo é o PIOR AGENTE PREDADOR de nossas riquezas e possibilidades de libertação. Comportamento anti-ambientalista, aquecimento global, desmatamento e cobiça jamais levarão nosso país a equilíbrio ou diminuição das diferenças sociais. O abismo cada dia aumenta. Os governos estão corrompidos e construíram uma teia de corrupção tão poderosa que envolveu toda a pobreza brasileira. Significa dizer que mais de 100 milhões de brasileiros estão sendo enganados pelo governo que se dizia libertador. E me doem as entranhas pela consciência de que eu acreditei neles, votei e contribuí com meu voto para que todos os desmandos se institucionalizassem e fortalecessem. Dizer que há mais empregos, que dividas foram pagas, que as pessoas estão mais educadas pode ser até sinal de boa intenção. Não acredito! Disso, o Inferno está cheio.

Desde que as relações de poder se confundiram com as relações de troca e enriquecimento, o ser humano criou formas e fórmulas de controle social; seja pelo uso de drogas ou quaisquer instrumentos capazes de inebriar a consciência: açúcar, álcool, fumo e depois drogas mais fortes que, além de controlar, escravizam.

O conhecimento, a informação, a educação são as únicas formas de libertação social.

Nenhum comentário: