terça-feira, 7 de setembro de 2010

COMPRA DE VOTO COMPROMETE ELEIÇÔES EM OEIRAS

Josevita Tapety pede ao MPE que investigue as denúncias de compra de votos em Oeiras.

Nas reuniões organizadas por apoiadores de sua campanha, em visita pelos bairros da cidade e comunidades da zona rural, a candidata a Deputada Estadual recebeu várias denúncias de compra de votos e negociações de todo tipo. Os eleitores afirmam que políticos empoderados institucionalizaram a compra de votos na região. As denúncias são reafirmadas por muitas pessoas indignadas de ambas as facções políticas que dominam a cidade há mais de 60 anos.

A candidata vem desenvolvendo campanha de conscientização ambiental e apresenta propostas de participação social real para um momento de mudança e renovação da Assembléia Legislativa a partir de janeiro de 2010. Josevita trabalha com jovens ambientalistas, movimentos sociais, atividades desportistas, movimentos étnicos e culturais que desenvolve. Segundo a candidata, esses são os meninos e meninas que vão, em alguns anos, mudar a história de Oeiras. “Criança não mente”, afirma. “Dificilmente inventariam essas histórias. Tudo deve ter partido de conversas ouvidas por elas durante as visitas dos cabos eleitorais seguidas pelos políticos em suas casas nas caladas da noite.” Os cidadãos denunciam: Primeiro vem um carro adesivado com o nome dos deputados. Depois vem outro carro negociar a “adesão”. Depois vem os candidatos apertando mão garantindo a “ajuda”.
Os nomes dos candidatos citados pelos cidadãos foram informados em documento formalizado junto ao TRE de Oeiras.

Josevita enfatiza ainda que a campanha presidencial foi muito prejudicada pela eleição suplementar decorrente do processo de cassação pelo qual passou o Município. Os líderes políticos de Oeiras estimulam os eleitores a se dividirem em duas nações: nação boca preta e nação tupamaro. De um lado ficam os candidatos apoiadores da “oposição” de outro os apoiadores do Governo Estadual e coligações da situação. Muitos já ameaçam se rebelar contra os currais, mas a pressão financeira rapidamente os faz desistir e os grupos continuam se revezando no poder.
Nesta campanha, muitos aviões, carrões adesivados, trios elétricos ensurdecedores repetem números dos candidatos dia e noite. “Puro marketing de alienação e coação” segundo a candidata. Nem nomes nem propostas são necessárias nesse processo. Com isso, fazem crer ao eleitor que o seu poder é inquestionável. As denuncias afirmam: “quem não está com eles, está contra eles e será perseguido. Oeiras é assim, dizem os eleitores.

Josevita Tapety afirma que “a demonstração de poder que se reafirma com o imenso derrame de dinheiro é realmente constrangedora. Gente empobrecida se escraviza facilmente”.

A cidade em crise por conta do processo eleitoral conturbado desviou completamente para a disputa local o foco da eleição para Presidente, Senadores e Deputados.

Assessoria de Imprensa PV-Oeiras

Nenhum comentário: