domingo, 12 de setembro de 2010

COLÔNIA DO GURGUÉIA - BERTOLINIA

Cidade da região Sudoeste Piauiense, microrregião de Bertolínia, obteve autonomia política em 24/09/1992, está a 216m de altitude, 545 Km distante de Teresina com população de mais de 6 mil habitantes.

A microrregião de Bertolínia é uma das microrregiões do Piauí, pertencente à mesorregião Sudoeste Piauiense e pertencente à CHAPADA DAS MANGABEIRAS. Sua população foi estimada em 2006 pelo IBGE em 38.374 habitantes e está dividida em nove municípios. Possui uma área total de 11.234,950 km². Abrange os municípios de Antonio Almeida, Bertolínia, Colônia do Gurguéia, Eliseu Martins, Landri Sales, Manoel Emídio, Marcos Parente, Porto Alegre e Sebastião Leal.

O PLANAP propunha ações integradas, com participação social. O Projeto Cenários Regionais do Piauí propôs estratégia de desenvolvimento e planejamento de médio e longo prazos, com ênfase na elaboração e implementação de planos regionais, privilegiando como instrumentos a consulta e a participação efetiva dos municípios e comunidades com as quais pretende atuar. Nesse plano, as quatro macroregiões do Piauí se agrupam em outras 3 sub-regiões. Planejamento excelente e que já deveria estar colhendo resultados extremamente favoráveis caso a proposta de participação social tivesse sido levada a tento conforme planejado.

As decisões e medidas, entretanto, foram tomadas em gabinete. Terras publicas e de interesse ambiental EXTREMO foram comercializadas para devastação, desmatamento e queima.
A maior reserva de MATA ATLÂNTICA em Território Piauiense se encontra nesta região, na SERRA VERMELHA.
A respeito desta região, transcrevemos neste blog a matéria da Jornalista Tania Martins em 20/12/2006 no PORTAL RIOS VIVOS. http://www.riosvivos.org.br/canal.php?canal=50&mat_id=10096

Nenhum comentário: