segunda-feira, 6 de setembro de 2010

NOTICIADO NA INTERNET:

De pai para filho, Assembléia do PI é uma espécie de ‘herança’

06/04/2010 às 5:40

LUCIANO COELHO



Com o retorno de sete dos deputados que eram secretários, alterou a composição da Assembléia Legislativa. Praticamente, todos os deputados vão disputar a reeleição para a Assembléia Legislativa. Apenas dois podem não disputar o mandato novamente.

Então, quase a totalidade dos deputados estaduais devem tentar se reeleger para um novo mandato. Dos 30 deputados da Assembleia Legislativa 28 deles são pré-candidatos à reeleição. Dois deles podem não ser candidatos a deputado novamente e alçar novos voos ou mesmo nem ser candidato.

O deputado mais experiente experiência na Assembleia é Juraci Leite (DEM). Mas tem outros nomes que detem o mandato há anos como Kleber Eulálio, Warton Santos, Themístocles Filho, Fernando Monteiro e Xavier Neto.
Outros deram continuidade aos mandatos paternos como: Mauro Tapety (filho de Juarez Tapety), Luciano Nunes Filho (filho do conselheiro do TCE Luciano Nunes), Antônio José Moraes Souza Filho (filho do ex-deputado federal Moraes Souza), Wilson Brandão Filho (filho do deputado Wilson Brandão), Nerinho (filho do ex-prefeito de Picos José Nery) e Marden Menezes (filho do prefeito de Piripiri Luiz Menezes). Ou de irmandade como Ana Paula (irmão do ex-prefeito de Uruçuí Chico Filho), Edson Ferreira (irmão do ex-deputado Ferreira Neto), Roncalli Paulo (irmão do conselheiro do TCE Sabino Paulo), Hélio Isaias (irmão do ex-deputado Zeca Diabo). E Lilian Martins que deu continuidade ao mandato do marido, Wilson Martins.

Os deputados Juraci Leite e Xavier Neto têm pelo menos sete mandatos. Destes antigos, somente Themístocles Filho e Paulo Henrique Paes Landim podem não disputar a reeleição. Themístocles tem amplas possibilidades de ser candidato a vice-governador e o deputado Paes Landim, pode apoiar a irmão Amparo Paes Landim, mãe do prefeito de São João do Piauí, Robert Paes Landim, na candidatura a deputada. O deputado João de Deus Sousa também pode não disputar novamente o mandato, se for indicado pelo PT para ser candidato a vice-governador.

A renovação histórica na Assembléia Legislativa não é grande. O máximo chegou a 40% das vagas. As apostas contam com os atuais deputados renovando os mandatos.

Os deputados mais jovens da Casa, inclusive em idade, são Luciano Nunes, Marden Menezes, Nerinho, Valério Carvalho, Ana Paula, Henrique Rebelo e Moraes Souza Filho. E têm um lema, se o eleito confia, vai reeleger.
Muitos dos novos candidatos consideram o fato da maioria dos deputados tentar a reeleição não é ruim. Eles acreditam que haverá pelo menos 50% das vagas para novos políticos. Observam ainda que nomes como Assis Carvalho, não vai mais disputar a Assembléia, mas uma vaga na Câmara Federal.

Voltaram à Casa os deputados Robert Rios que era secretário de Segurança; Assis Carvalho, que era secretário de Saúde; Fernando Monteiro (Defesa Civil), Flávio Nogueira (Cidades); Kleber Eulálio (Governo); Luciano Nunes Filho (Administração do Município); Hélio Isaías (Trabalho e Empreendedorismo),
Com o retorno dos deputados secretários, os suplentes Leal Júnior, Marcelo Coelho, Paulo César Vilarinho, Fábio Novo, Tererê, Ubiraci Carvalho e Paulo Henrique Paes Landim deixaram a Casa.

FONTE

http://www.ai5piaui.com/politica/30946/de-pai-para-filho-assembleia-e-uma-especie-de-heranca.html

Nenhum comentário: