quarta-feira, 23 de maio de 2012

Boa viagem, Tititõe!!




Era assim em todas as férias de meio e final de ano...

Chegávamos sempre no final da tarde, depois de quase 30 horas de viagem Recife - Oeiras. Na entrada da cidade, primeira parada-obrigatória era a entrada na Beira do Rio. Assim chamávamos a casa de Tititõe e Didi. Reencontrar meus primos queridos, todas as férias, era sonho do ano inteiro por toda minha infância e adolescência. Cada momento em companhia deles, embora um pouco distante pela falta de convivência permanente, continua lembrado e guardado com imenso carinho. O jeito doce, amoroso, livre e simples com que esse casal sempre tratou a todos, marcou profundamente minha vida e a forma de compreender a existência. Sou eternamente grata por cada feijão-arroz-e frito saboreado àquela mesa da Talhada.

De manhã, bem cedinho, partíamos do quintal de Tia Calu e Tíi Vicente, caneca de alumínio forrada com Nescau em punho, rumo ao curral da Fazenda Talhada tomar leite mugido. Tititõe nos recebia com seu sorriso doce e amoroso e, feliz da vida, nos servia o leite quentinho que ele mesmo fazia questão de ordenhar. 


Simpatia, carinho, calma de pessoa consciente de seu espaço, lugar e papel diante da vida, o Dr. Antônio Tapety conquistou, a vida inteira, desde que me entendo por gente, o amor de todos os sobrinhos. Constituiu uma família enorme e linda: todos gente da melhor qualidade, reflexo, estou certa, do amor e serenidade que transmitiu a todos nós a vida inteira.

Meu tio querido foi um homem sábio, inteligente e, certamente exatamente por isso, extremamente simples.  Leu muito, estudou muito. Conheceu profundamente a essência humana e todas as suas manifestações de grandeza e de miséria.

Poderia escrever páginas de reminiscências repletas de carinho enorme pelo meu tio querido. Minha homenagem aqui, entretanto, fica representada na minha última visita que lhe fiz, exatamente dois anos atrás. “Minha filha, tenho certeza de sua inteligência e discernimento. Confio em suas decisões. Seja qual for sua escolha, você tem a minha bênção.”

Obrigada, meu Tio querido!


Boa viagem e até breve!
_/\_

Nenhum comentário: