quarta-feira, 2 de maio de 2012

Oh Yes!! Nós temos banana!! Da Casca à Biomassa

Foto de Fabio Castelo
Só na Grande São Paulo, quase quatro toneladas de cascas de banana são desperdiçadas, semanalmente, nos restaurantes. Foi esse dado, divulgado em uma reportagem sobredesperdício de alimentos, que estimulou a doutoranda em química Milena Boniolo a pesquisar uma utilidade para as cascas de banana. E ela encontrou: despoluir a água contaminada pormetais pesados.
O processo é simples e funciona graças a um dos princípios básicos da química: o dos opostos que se atraem. Na casca da banana, existe uma grande quantidade de moléculas carregadas negativamente, enquanto os metais pesados são positivamente carregados. Logo, quando colocada na água, a casca da banana atrai para si os metais.
Para que dê conta do recado, no entanto, ela precisa ter suas propriedades potencializadas. Milena Boniolo também descobriu uma “fórmula” bem simples para isso: em uma assadeira, as cascas devem ficar expostas ao sol por cerca de uma semana. Em seguida, elas são trituradas e peneiradas. No fim, é essa “farofa de casca de banana” que será jogada na água para despoluir o recurso.
Segundo a pesquisadora, 5 mg do pó de banana são suficientes para despoluir 100 ml de água. Mas, para alcançar altos níveis de limpeza, é preciso repetir o processo mais de uma vez. Isso porque, em testes de laboratório, a casca de banana conseguiu “chupar”, de primeira, cerca de 65% dos metais pesados que estavam na água.
Agora, Milena Boniolo procura patrocínio para aplicar essa técnica em grande escala. Já que casca de banana é o que não falta…   


Mas não é só isso!!

A banana contém três açúcares naturais - sacarose, frutose e glicose, combinados com fibra. A banana dá uma instantânea e substancial elevação da energia.

Pesquisas provam que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para um treino de 90 minutos extenuantes. Não é à toa que a banana é a fruta número um dos maiores atletas do mundo.

Mas energia não é a única forma de uma banana poder nos ajudar a manter a forma. Pode também nos ajudar a curar ou prevenir um grande número de doenças.Tornando-se uma obrigação adicionar a banana à nossa dieta diária.



Depressão: De acordo com recente pesquisa realizada pela MIND, entre pessoas que sofrem de depressão, as pessoas se sentiam melhores após ter comido uma banana. Isto porque a banana contém triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em seratonina, reconhecida por relaxar, melhorar o seu humor e, geralmente, fazem você se sentir mais feliz. 

TPM Esqueça as pílulas - coma uma banana. A vitamina B6 regula os níveis de glicose no sangue, que podem afetar seu humor. 

Anemia: contendo muito ferro, bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia. 

Pressão Arterial: Este fruto tropical é muito rico em potássio, mas reduzido em sódio, tornando-a perfeita para combater a pressão alta. Tanto é assim, que a Food and Drug Administration nos Estados Unidos, permitiu que a indústria da banana oficialmente informasse ao publico, que ao comer essa fruta,ela poderá reduzir o risco de pressão alta e infarto.

Seasonal Affective Disorder (SAD): a banana auxilia os que sofrem SAD, porque contêm a vitamina B6 e Triptofano, que nos acalma e nos faz ficar bem humorados. 

Fumar e Uso do Tabaco: As bananas podem ajudar as pessoas que tentam deixar de fumar.Vitaminas - A, B6 e B12, assim como o potássio e magnésio, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da retirada da nicotina. 

Stress: O potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regula o equilíbrio de água no corpo. Quando estamos estressados, nossa taxa metabólica se eleva, reduzindo os níveis de potássio que podem ser reequilibrado com a ajuda da banana,que é rica em potássio. 

Enfarto: de acordo com pesquisa publicado no New England Journal of Medicine, comer bananas como parte de uma dieta regular, pode reduzir o risco de morte por enfarto em até 40%! 

Verrugas: os interessados ​​em alternativas naturais juram que se quiser eliminar verrugas, pegar um pedaço de casca de banana e colocá-lo sobre a verruga, com o lado amarelo para fora. Segure cuidadosamente a casca no local com esparadrapo!


Cérebro: 200 estudantes da escola Twickenham na Inglaterra, tiveram ajuda nos exames este ano, comendo bananas no café da manhã, lanche e almoço em uma tentativa de elevar sua capacidade mental. A pesquisa mostrou que o elevado teor de potássio na banana, pode ajudar a aprendizagem, tornando os alunos mais alertas. 

Constipação: com elevado teor de fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as funções intestinais, ajudando a superar o problema sem recorrer a laxantes. 

Ressaca: uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer uma vitamina de banana, adoçado com mel .. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue, enquanto o leite suaviza e reidrata o sistema. 
Azia: elas têm efeito antiácido natural no organismo, por isso, se você sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar.

Enjôo matinal: comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevado e evita as náuseas. 

Picadas de mosquito: antes do creme para picada de inseto, experimente esfregar a zona afectada com a parte interna da casca da banana. Muitas pessoas acham excelentes para reduzir o inchaço e a irritação. 

Nervos: Bananas são ricas em vitaminas do complexo B que ajuda a acalmar o sistema nervoso.

Excesso de peso e no trabalho? Estudos do Instituto de Psicologia na Áustria mostram que a pressão no trabalho leva à excessiva ingestão de alimentos como chocolate e biscoitos. Estudando 5000 pacientes em hospitais, pesquisadores concluíram que os mais obesos eram os que mais sofriam de pressão alta e ataques de ansiedade. O relatório desse estudo, concluiu que: para evitar que comamos biscoitos e doces qdo estamos ansiosos,então é necessario que se coma alimentos ricos em carboidratos a cada duas horas para manter níveis estáveis de acúcar no sangue,e é aí que entra a nossa querida banana. 

Úlceras: A banana é usada na dieta diária contra desordens intestinais pela sua textura macia e suavidade. É a única fruta crua que pode ser comida sem desgaste em casos de úlcera crônica. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago. 

Controle de temperatura: Muitas culturas vêem a banana como fruta 'refrescante', que pode reduzir tanto a temperatura física como emocional de mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, as grávidas comem bananas para os bebês nascerem com temperatura baixa.




 Assim, a banana é um remédio natural para muitos males. Quando você compará-lo com uma maçã, tem quatro vezes mais proteínas, duas vezes mais carboidratos, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro das outras vitaminas e minerais. Também é rica em potássio e é um dos alimentos mais valiosos p'ra nossa saúde. 

Então talvez seja hora de mudar essa frase em ingles,tão conhecida: 1 apple a day,keep the doctor away, e que nós traduzindo deveríamos usar: 

"Uma banana por dia mantém o dr sem freguesia!" 


Tem mais:


 Bananas devem ser a razão pela qual os macacos são tão felizes o tempo todo! Vou acrescentar uma dica aqui; quer um brilho rápido nos sapatos? Pegue a parte de DENTRO da casca da banana e esfregue diretamente sobre o sapato ...passe após, um pano seco. 

Fruto incrível!






"VOCÊ SABIA? De acordo com uma pesquisa japonesa, a banana, totalmente madura e com manchas escuras na 

"casca", produz uma substância chamada "fator de neurose tumoral" que tem a capacidade de combater células 

anormais. Quanto mais madura é a banana, melhor a sua capacidade anticâncer. Bananas com manchas escuras 

são mais alcalinas e oito vezes mais eficazes na melhoria das propriedades das células brancas do sangue do 

que no seu estado verde. Comer uma ou duas bananas por dia vai aumentar a sua imunidade. É um gosto 

compartilhar e manter-nos saudáveis!"



A cada dia mais sobre a banana. 


O Poder da Biomassa


Como já deu para perceber a alimentação é a maior responsável pelo bem estar físico e mental dos seres humanos, uma vez que o nosso corpo é o que nós ingerimos. Pessoas que se alimentam de forma inadequada, consumindo muitas calorias, gorduras saturadas e não praticam nenhum tipo de atividades físicas são pessoas obesas e com aparência cansada. Ao contrário de quem opta por uma boa alimentação que tem muito mais disposição e ainda conta com uma silhueta em forma sem as gordurinhas localizadas. Um dos alimentos que mais tem chamado à atenção dos pesquisadores e de quem faz dietas é a banana verde de onde é extraída a biomassa.
O Poder da Biomassa
A biomassa pode ser encontrada na banana verde

Efeitos da biomassa no organismo

Antes mesmo de estar madura a banana é considerado um alimento funcional o que faz com que seja um grande aliado das dietas, porque é dela de onde é extraída a biomassa, ou seja, um tipo de purê feito da fruta enquanto está verde. Quando a banana encontra-se nesse estágio ela possui grande concentração de amido resistente de grande importância ao organismo auxiliando no trato intestinal e previne contra doenças como câncer de intestino. A biomassa pode ser usada em algumas receitas, uma vez que ela não altera o sabor dos alimentos, mas acrescenta a eles vitaminas A, C e também do complexo B além de proporcionar também cálcio e magnésio.
O Poder da Biomassa
É muito fácil preparar a biomassa

Onde encontrar a biomassa

A biomassa você pode encontrar em lojas especializadas em venda de produtos naturais, mas se preferir poderá prepara-la em casa. Confira a receita:
Comece lavando as bananas com a casca não retire os talos para que fiquem bem fechadas;
Leve uma panela de pressão ao fogo coloque água até a metade, quando estiver fervendo adicione as bananas;
Tampe a panela e deixe ferver até pegar pressão baixe o fogo e deixe por 10 minutos depois apague o fogo, mas não abra a panela deixe perder a pressão naturalmente até que a panela possa ser aberta. Descasque enquanto ainda está quente, pois assim que esfriar a banana vai endurecer. Bata a polpa ainda quente, no liquidificador até que se forma uma pasta ainda quente. A durabilidade é de 5 dias na geladeira e no freezer é de três meses.
O Poder da Biomassa
Biomassa pronta

Nenhum comentário: