segunda-feira, 6 de maio de 2013

O luxo e o chique: a moda no Abrigo Pedro II


Irmã Cristina nos apresentou a Silvia há uns seis meses, quando falamos da proposta de instituir uma Associação para unir os apoiadores do Abrigo Pedro II em favor de uma campanha de revitalização daquela casa de assistência a idosos em Salvador. “Tem uma moça que trouxe um projeto assim e parece que conseguiu umas doações para reformar”, disse ela, e nos informou o telefone de contato.
No primeiro encontro, descobrimos as ideias em comum: revitalizar e viabilizar economicamente o antigo Azilo de Mendicidade da Bahia com atividades autossustentáveis. A meta seria aumentar a capacidade de atendimento para pelo menos 300 idosos carentes, onde atualmente atendem-se a 74. Quando Silvia afirmou que faríamos acontecer nosso sonho, ainda nos mantivemos reticentes. Nosso momento profissional, em constantes viagens, nos impossibilitaria de tocar o projeto imediatamente. Conversamos mais algumas vezes e decidimos pela instituição da Associação de Parceiros do Abrigo.  Viajamos a trabalho e Silvia começou a tarefa. Nova gestão municipal: surgem rumores de que o Prefeito iria desocupar parte do abrigo e reformar para lá instalar sua Secretaria de Ação Social. Isso acabaria com nosso projeto de ampliar a capacidade de abrigar um maior número de idosos carentes. Silvia não teve dúvidas. Articulou uma conversa com o Secretário e acordamos a formalização da nossa entidade. Não demorou 3 meses e já estava com o primeiro evento a ser realizado pela APA todo articulado, montado, negociado e viabilizado: Bazar Delux Salvador Fashion Solidário. Enviava-nos as notícias por e-mail, documentos e propostas e tomávamos as decisões juntos via internet.
Apesar do esforço para vir do Sul da Bahia para Salvador a fim de dar nosso apoio, chuva e um acidente na BR 101 pararam o transito e não conseguimos nos deslocar até ao Abrigo para participarmos da abertura do evento. Soubemos que o desfile das grifes que prestigiaram o projeto foi lindo mas, emocionante mesmo foi o desfile das idosas na tarde de ontem (5.5.13). O “dia de princesa” proporcionado pelo evento às “meninas do abrigo” transformou a vida das nossas queridas amigas: lindas, cabelos penteados, unhas feitas, maquiadas e arrumadíssimas, 10 idosas desfilaram ao som da Garota de Ipanema e voltaram a brilhar.
O valor do presente recebido por elas e por cada um de nós que esteve ali nessa tarde de domingo, a emoção de sentir a vibração nos passos daquelas senhoras, o brilho no olhar de cada uma e o abraço carinhoso de agradecimento não se pode calcular.
Silvia, Francisco, eu, as designers que elaboraram o desfile, alguns idosos do Abrigo, as lojistas presentes aplaudimos emocionados. Partiremos agora para uma nova campanha que irá, com toda certeza, evolver a sociedade de Salvador: Isso é Luxo, Isto é Chique. Mais que doar o que sobra no armário, é dar carinho e atenção.
  

                   Silvia Marmund. Diretora Executiva APA
                 
  



                                         

EM TEMPO: Amigos! A Associação Parceiros do Abrigo Pedro II está iniciando atividades com o objetivo de ajudar na viabilização da reforma e ampliação daquela instituição. Nossos eventos beneficentes precisam de apoio para obter o maior sucesso e chegar a abrigar 300 idosos além de implantar programas de atividade capazes de proporcionar qualidade de vida a todos eles. Entendemos que o cuidado com nossos idosos é responsabilidade de todos nós.
Todo apoio é bem-vindo. Una-se ao nosso grupo no facebook e participe.

Um comentário:

Josevita Tapety disse...

Obrigada, Luz13. Vou adicionar o vídeo ao post para que outros também assistam. Afetuoso abraço.