quarta-feira, 27 de abril de 2011

AINDA HÁ TEMPO: XINGU VIVO!


O governo brasileiro entregou ontem à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) um relatório em que defende a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA).
O órgão havia pedido a suspensão do processo de licenciamento ambiental da usina.
Jobim diz que pedido da OEA será 'devolvido como apareceu'
Obras em Belo Monte não irão parar, diz ministro

Itamaraty chama pedidos da OEA por Belo Monte de 'injustificáveis'

OEA pede ao Brasil informações sobre Belo Monte

A medida cautelar solicitada pela instituição com sede em Washington provocou irritação na presidente Dilma Rousseff, entusiasta da obra. Na ocasião, o Itamaraty classificou a decisão como "precipitada e injustificável".
A medida cautelar pediu que a liberação ambiental do empreendimento só fosse concluída após o governo consultar as comunidades indígenas afetadas.
No relatório de 52 páginas, o Brasil argumenta que a comissão só poderia atuar nessa questão se houvesse falha na gestão interna do projeto. A Folha teve acesso a trechos do documento.
A governo alega, ainda, que ouviu as comunidades indígenas e que está atento a todos os efeitos sociais e ambientais da iniciativa.
A posição da comissão fez com que Dilma desistisse de indicar um novo representante do país no órgão a partir do ano que vem.

Nenhum comentário: