sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Pesquisadores alertam sobre o efeito conjunto de distúrbios sobre a floresta amazônica


19/01/2012   -   Autor: Fernanda B. Müller   -   Fonte: Instituto CarbonoBrasil/Agências Internacionais



Um grupo internacional de pesquisadores publicou na última edição da revista Nature uma avaliação de 100 estudos e concluíram que a Amazônia pode resistir a distúrbios individuais, porém em conjunto a resiliência da floresta pode não ser suficiente.

“Estudos recentes demonstraram uma resiliência considerável das florestas Amazônicas a secas anuais moderadas, porém também revelaram que interações entre desmatamento, incêndios e seca potencialmente levam a perdas no estoque de carbono e mudanças nos padrões regionais de precipitação e descarga dos rios”, alertam os cientistas.

Apesar da variabilidade natural dos ciclos hidrológicos e biogeoquímicos ainda serem predominantes, alguns sintomas da transição para um “regime dominado por distúrbios” já podem ser percebidos na parte sul e leste da bacia amazônica, como mudanças nos ciclos de energia e hídrico, comentam.
Os autores ressaltam que os atuais planos de desenvolvimento aumentarão muito o risco de desmatamento e fragmentação ao longo de grande parte da Amazônica, além disso, novas barragens podem afetar a descarga dos rios que já sofrem com as secas.

Eles concluem que para encarar o desafio será preciso melhorias contínuas no lado científico e tecnológico, além de recursos humanos, visando guiar e gerenciar estas transições biofísicas e socioeconômicas.

Veja o resumo do artigo ou acesse o estudo completo na Revista Nature (exige assinatura)

Nenhum comentário: