terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

REVITALIZAÇÃO DA CASA DA PÓLVORA


 Apreasentação do Projeto para Revitalização da Casa da Pólvora e criação de pólo turistico no entorno  - encaminhado à FUNDAC em setembro de 2007, maio de 2008,  julho de 2009
Josevita Tapety

O projeto de revitalização da casa da Pólvora em Oeiras no Piauí propõe a criação de um museu e mostra permanente de material informativo e institucional a respeito da história da cidade e sua participação no movimento de emancipação do Piauí quando da Independência do Brasil.
A Casa da Pólvora é uma construção de uma única sala, de pedras toscas e ajuntadas com argamassa de barro e representa o grande momento militar do Piauí. Construção datada do início do século XIX para abrigar a fábrica de pólvora, edificada sobre uma único lajedo, às margens do riacho Pouca Vergonha é o marco da emancipação do Piauí, durante as lutas pela  independência.” Foi na festa de Sana Luzia, 13 de dezembro de 1822, ao meio dia.Um grupo de patriotas mascarados assaltou de chibatas a guarda da casa, bastião militar do governo legal. O assalto serviu para mostrar à junta de governo a debilidade defensiva da capital, sem a presença do comandante das armas de então, Fidié, que se encontrava em Parnaíba para sufocar manifestações emancipacionistas e inscrever nas páginas de nossa história como  “Episódio das Chibatadas”.(Dagoberto de Carvalho Jr. em Passeio a Oeiras)
Em 1978, por iniciativa do Instituto Histórico de Oeiras, a Casa da Pólvora serviu do incipiente “Museu da Independência”, com um acervo de peças pertencentes a particulares. O referido memorial foi em pouco tempo extinto por falta de estruturação.
O entorno, hoje em dia em boa parte ocupado por casas de moradia, engloba dois outros importantes pontos de visitação que deverão ser anexados ao projeto paisagístico pela proximidade e possibilidade de engajamento da população para o desenvolvimento sustentável do projeto. O Pé-de-Deus e Pé-do-cão, além da casa da pólvora, povoam o imaginário coletivo da cidade, despertando ao longo do tempo, lendas, traduções literárias em prosa e em versos, a exemplo do primeiro capítulo do clássico da literatura brasileira “Ulisses entre o amor e a morte” de O.G. Rego de Carvalho.
A participação da comunidade no projeto e a sustentabilidade deste empreendimento compreenderão a viabilização de pequenos pontos de comércio voltados ao turismo: lembranças, pontos de vendas de refrigerantes e comidas típicas, cartões postais e outros produtos que poderão ser comercializados pela população carente do entorno. A exposição permanente a ser criada no interior da casa da pólvora irá disponibilizar para a população elementos da história local e do Piauí e ocupará o espaço atualmente em deterioração por total falta de uso e manutenção. O tema da exposição será voltado para um relato suscinto sobre a história da cidade e, em particular, o engajamento do Piauí nas lutas pela independência do Brasil. Serão painéis, banners, peças de artilharia e depoimentos de artífices que protagonizaram referido movimento cívico e de pesquisadores que pautaram este tema ainda desconhecido pela historiografia brasileira em grande escala.

Além da exposição, também serão feitas publicações explicativas e também será desenvolvido um projeto educativo junto aos estudantes do ensino fundamental e médio.


Nenhum comentário: