quarta-feira, 23 de março de 2011

UMA DIVIDA REAL...

Dívida interna brasileira de 1 trilhão e 500 bilhões, continua a crescer, sem nenhuma surpresa, na medida em que ninguém liga ou é alertado para essas coisas, por enquanto.
(Retirado de um artigo de Hélio Fernandes, irmão do Millôr, publicado em 29 de janeiro de 2010, no seu Tribuna da Imprensa virtual.)



Oficialmente o governo confirmou: o total da chamada dívida interna é esse que está no título. Livre e desembaraçado, o governo anterior deixou para o sucessor, uma dívida de 800 bilhões. Que Lula DOBROU.

Ele e seus parceiros conseguiram muito mal ir reduzindo os juros, mas não conseguiram reduzir a dívida. É até natural. Os juros anuais exigiam amortizações de 150 bilhões, o governo só conseguia algo em torno de 90 bilhões (que o governo ousava chamar de nossa economia). Portanto, como ele pagaria 150 se só tinham 90? Elementar.

Antes da crise, o governo conseguia amortizar (como confessava publicamente) 90 bilhões e os outros 60 bilhões, acrescentavam ao total da dívida. Os credores (crime hediondo) aceitavam, não por generosidade, mas sim porque isso é da essência do capitalismo.

Recebiam 90 bilhões, à vista, e a dívida, todo ano, aumentava 60 bilhões, quer dizer: AUMENTAM OS PAGAMENTOS, E A DÍVIDA CRESCE NA RAZÃO DIRETA da quadratura do círculo. Que se fecha, inapelavelmente, encurralando o cidadão-contribuinte-eleitor a médio e longo prazo.


PS 1 – Os que DEFENDEM BRAVAMENTE A LIBERDADE DE IMPRENSA, não podem tocar nesses assuntos. Podem DENUNCIAR um desfalque de 30 mil reais no interior do Piauí, mas têm de ESQUECER a nossa morte adiada.

PS 2 – Como este repórter (e o seu jornal virtual) não me importo com o desfalque do Piauí, mas denuncio todos os GRANDES CORRUPTOS QUE METEM O PAÍS NUMA ENRASCADA. Cadê a televisão para mostrar o que é, verdadeiramente, liberdade de imprensa? Mas enquanto viver, lutarei por ela.

Um detalhe: hoje, 22.3.2011 essa dívida é de R$ 1.830.000.000,00 (um trilhão e oitocentos e trinta bilhões de reais) e a taxa de juros selic anual 11,17%, ou seja, esse ano pagaremos no mínimo duzentos bilhões para rolar a dívida. Com a economia cada vez menor que o governo consegue fazer, em breve ficaremos mal na foto. Mais um ciclo de sofrimento da nação à vista. É muito fácil de adivinhar quando toda essa bolha irá estourar: após a Copa do Mundo e as Olimpíadas, onde gastaremos duzentos bilhões a mais ao final, no mínimo. Com a Grécia bastou uma Olimpíada. A única coisa que temos certeza: não só Lula, Dilma também será culpada.

Mas quem é que vai se interessar por assuntos “negativos” como esses antes do estouro da boiada, o único fato que orquestra as multidões no território sem retorno do tarde demais? Por enquanto a estrelinha simpática da sorte do PT serve demais como máscara otimista para a coisa preta que está se aproximando.

Quem tem de apontar tudo isso é o mundo, que por enquanto gostou do espetáculo do clown Lula no poder e está dando um tempo (apesar das finanças estrangeiras já terem começado a pular fora) enquanto espera o fim dos pães de graça, dos circos muito caros e das ilusões de visibilidade do nosso povo que viverá a sua grande apoteose antes da decadência, ai de nós.

Nenhum comentário: