terça-feira, 15 de março de 2011

Protestos contra Belo Monte chegam à Europa

Mar 02, 2011

Gustavo Faleiros

Almir Suruí e Sheila Juruna lideraram os protestos em frente ao escritório do BNDES em Londres.
Líderes indígenas brasileiros participaram nesta quarta-feira de protesto em frente ao escritório do BNDES em Londres. A manifestação marcou o fim de uma turnê de uma semana na qual representantes de nações indígenas da Amazônia visitaram a Europa para denunciar danos ambientais e violações de direitos humanos causados pela construção da usina de Belo Monte, no rio Xingu, Pará.

A visita dos líderes foi patrocinada pelas organizações não governamentais Amazon Watch, International Rivers e Survival International.

Nesta manhã, cerca de 50 pessoas reuniram-se no centro da capital britânica com cartazes e faixas contra financiamentos do banco estatal brasileiro a usinas hidrelétricas na Amazônia. De acordo com a liderança do povo Juruna do Médio Xingu, Sheila Juruna, a posição da instituição é contraditória. “O BNDES é responsável por gerenciar o Fundo Amazônia, uma ação que preserva a floresta, mas ao mesmo tempo patrocina grandes projetos que a destroem”, disse a líder.

No primeiro dia em Londres, 01 de março, os indígenas foram recebidos pelo embaixador brasileiro no Reino Unido, Roberto Jaguaribe, que, segundo relato dos manifestantes, foi receptivo às queixas contra a usina de Belo Monte, mas afirmou que teria afirmado que a decisão do governo beneficiaria a todos. Ainda nesta quarta, os líderes encontrariam-se com parlamentares britânicos.

O grupo de indígenas também incluiu, além de Sheila Juruna, Almir Suruí, o chefe da terra suruí Sete de Setembro (Rondônia), afetada indiretamente pelas obras das usinas hidrelétricas do Rio Madeira e a líder Ashaninka, Ruth Metoquiari, cuja etnia ocupa regiões no rio Ene, no Peru, também ameaçado por projetos de barragem.

Além da Inglaterra, a turnê passou pela Noruega, país-doador com maior financiamento internacional à proteção de florestas tropicais, Suiça, onde estão as representações internacionais para os direitos humanos e também Paris.


Leia também

Os financiamento insustentáveis do BNDES na Amazônia

Cobertura completa sobre Belo Monte

Almir Suruí, em frente à Bolsa de Londres. "Modelo econômico que o Brasil está adotando causa danos ambientai", disse em entrevista à imprensa.

Nenhum comentário: