sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Amazônia perde 207 km² de floresta

A área equivale a 11 vezes o tamanho do arquipélago de Fernando de Noronha e levou apenas 2 meses para ser destruída



 




















Acredite se quiser: a Amazônia voltou a registrar a supressão de sua mata, em área equivalente a 11 vezes e meia o tamanho do arquipélago de Fernando de Noronha (PE). Foram perdidos 207,59 km² da cobertura vegetal nos meses de novembro e dezembro de 2011, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. 
Segundo informações do sistema de detecção do desmatamento em tempo real (o Deter), feito por imagens de satélite, a Amazônia Legal (que compreende 9 Estados) perdeu em novembro 133 km² de floresta e, em dezembro, 74,59 km². Esse número é 54% maior à quantidade registrada no mesmo período de 2010.  
Segundo o Inpe, no ano retrasado, a cobertura de nuvens atrapalhou mais o sensoriamento remoto em ambos os meses, tanto que em dezembro daquele ano apenas 26% da floresta foi analisada. Já em 2011, a cobertura de nuvens foi menos intensa e possibilitou verificar mais regiões. De acordo com o Deter, neste bimestre analisado o Estado que mais desmatou foi o Pará (58,56 km²), seguido do Mato Grosso (53,81 km²). 

Nenhum comentário: