segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Wei Wu Wei – AÇÃO ATRAVES DA INAÇÃO

Um dos princípios centrais do Zen – o de que a atividade da mente não deveria estar comandando nosso dia-a-dia – é apresentada aqui, de forma objetiva e simples, pelo mestre indiano Gurudev (Chaitanya Barthi). Um dos primeiros discípulos de Osho, ele hoje coordena campos de meditação na India. O texto a seguir é resultado de transcrição da resposta dada por Gurudev a um discípulo e foi extraído do livro…And Nothing Has Ever Happened ( E Nada Nunca Aconteceu) traduzido por Darshano.

Amado Gurudev,
Sua sugestão quanto a passividade está fazendo cada vez mais e mais sentido. O meu entendimento tem se aprofundado e as coisas estão tornando-se mais claras. Ao mesmo tempo, mais perguntas sobre os tipos de pensamentos, desejos e impulsos surgem. Por exemplo, em uma ocasião pode haver o desejo de fazer sexo; em outra, o desejo de te encontrar e estar com você. Minha pergunta é: como distinguir os diferentes desejos? Diante de quais eu devo ser passivo e quais devo ceder? Por favor, ajude-me a clarear essa confusão.
 
Veja os truques da mente …como ela nos prega peças: “Como distinguir os diferentes desejos?”.
Quem está perguntando isto?… A mente! A mente que você quer manter passiva está tentando se tornar ativa de novo. E veja como espertamente ela se torna ativa – porque ela gosta de atividade. Sem atividade oque é a mente? Ela precisa de atividade o tempo todo…de alguma coisa ou de outra. Ela precisa de desculpas.
Quando você está num sono profundo, como distingue diferentes desejos? E onde está a mente no sono profundo? Durante o sono profundo, você não faz perguntas porque está totalmente passivo. Se há atividade no sono, então você começa a sonhar. Nos sonhos, desejos não-realizados, de várias e muitas formas, vão criando um novo mundo, um mundo ilusório.

A Linguagem do Fazer

Só permaneça passivo, Manish! Por que você está perguntando isso? Quer você tenha um pensamento sexual ou o desejo de me encontrar, só permaneça passivo. Só observe e você verá que as coisas estão acontecendo, e você não é o agente.
Essa questão foi levantada porque você só conhece a linguagem do fazer. Na passividade, a ação irá acontecer. Todas as atividades irão continuar porque você nçao as está bloqueando, você não as está contendo, você não as esta parando; você só está se tornando passivo.
Passividade significa não fazer…e quanto mais enraizado você estiver na sua passividade, mais adequada será a ação. Se houver o desejo de me ver…permaneça passivo e o desejo será preenchido; você estará sentado diante de mim e conversaremos. Mas permaneça passivo..por que distinguir isso daquilo?
Mas é um truque da mente, ela quer atividade. Ela dirá: !Tudo bem, faça uma pergunta ao Gurudev”. Assim é como a mente nos prega peças; por ser nada mais que atividade, do que fazer.
Se a passividade estiver fazendo cada vez mais sentido, permaneça passivo, não faça perguntas. Só permaneça passivo e você verá que quando for necessário você estará lá, fazendo seu trabalho. O trabalho acontecerá. Você é passivo, você não o está fazendo, ele está  acontecendo. E quando ele estiver acontecendo, simplismente siginificará que você está passivo, que você está deixando as coisas acontecerem.

Só o Indispensável

Mestres Zen chamam isto de Wei Wu Wei…ação através da inação. Na realidade, todas as ações estão acontecendo. É uma presunçao, imaginação, crença, achar que você está fazendo algo. Na verdade, você não está fazendo nada.
Assim, se isso faz algum sentido pra você, então não há necessidade de distinguir os diferentes desejos. Deixe-os sozinhos, eles tomarão conta de si mesmos, não você. Quando você estiver com fome, descobrirá que está na cozinha. Quando você precisar de dinheiro, descobrirá que está com Joshua, seu sócio nosnegócios…na América. Não pense que você está fazendo ou tem que fazer – acontecerá. O indispensável continuará acontecendo por si só. Você não se tornará o fazedor, tirando algum tipo de vantagem: “Eu fiz isso ou eu tenho que fazer aquilo. E se você puder ficar nesse estado, se você estiver enraizado se você puder se estabilizar…você serpa um Buda, isso é tudo.
Você acha que um Buda fica o tempo todo sentado silenciosamente? Que ele não anda durante todo o ano? Que não conversa? Que não come? Não. Enquanto está andando, ele não é caminhante; enquanto está comendo, não é um comedor. Na verdade ele nunca faz coisa alguma. E é por não reivindicar a autoria dos seus atos que não faz acusações nem se sente culpado.

Além da Manipulação

O problema é que você reivindica tudo. Primeiro, assume a responsabilidade para si, e então a reivindica…depois você acusa. Ou você elogia ou você condena; ou você se arrepende ou fica orgulhoso…mas as coisas são simples, só deixe-as de lado, não assuma a responsabilidade. Desta forma os desjos tomarão conta de si próprios, da mesma forma que o sexo.
Por que você está preocupado? Será que o sexo não acontecerá se você estiver passivo? Passividade não siginfica que alguém deva manipular ou controlar. Eu não estou te impedindo de nada. Deixe o sexo acontecer; deixe que ele seja um acontecimento. E se o sexo acontecer na passividade, somente então este será realmente sexo. Se você estiver nele como executor, talvez ele seja mais como um estupro. Mas nós somos fazedores e por não conhecermos a arte de permanecer passivos no sexo, ele nunca nos satisfaz.
A arte é: permaneça passivo. Por ser um pouco difícil de permanecer passivo durante o sexo, não tente esta arte imediatamente…(Gurudev ri). Primeiro tente a passividade nas pequenas coisas: somente sente-se silenciosamente e esteja passivo. Mas talvez você pronto Manish!… (Gurudev cai na gargalhada). Se você tiver entendido como permanecer passivo, se você tiver pego o jeito, então este estado de passividade irá automaticamente seguir em outras direções, e em direção, também ao sexo. Assim a passividade começará a se espalhar por toda sua vida.

Um Ser Silencioso

Você vê quanto trabalho eu estou fazendo e fiz no passado? Eu pareço ativo porque permito a atividade acontecer, mas no fundo, eu permaneço passivo. E Rajan me pegou tão maravilhosamente. Assim, permaneça passivo no centro. Mesmo se você tiver que matar milhares de pessoas, mate. Isso é o que o soberano Krishnna está ensinando a Arjuna: “Não tire vaantagem, não se responsabilize, não diga sou eu que faço. A guerra quer acontecer. Eu sei que ela já aconteceu. Com tempo você também verá em algum lugar, num plano mais sutil, que essas pessoas, já estão mortas. Então pegue seu arco e flecha e prossiga – faça seu trabalho.”
Logo, permaneça passivo, Manish!…e você é um ser passivo, você é um ser muito siliencioso…Tente compreender todo jogo da mente. A mente cria perguntas bonitas; ela acha que são perguntas muito significativas. Mas elas não são importantes, são somente um truque da mente. Mas isso não siginfica que você não possa perguntar…Faça quantas perguntas você quiser.

Recebido hoje através de Shakyamuni

Nenhum comentário: