terça-feira, 10 de setembro de 2013

Dicas de Saúde.

Tudo isso e principalmente: 
. paciência e tolerância
. aceitação das nossas imperfeições e das imperfeições alheias
. perdoar-se e perdoar sempre
. manter atividade física diária 
. ouvir boa música
. conectar-se ao bom, ao bem e ao belo
. amar sempre.


 E embora fazendo tudo isso e certinho, ainda havemos que aceitar o fato de que nada aqui nos pertence: nem a vida física, nem o tempo. Ai resta o velho: resignar-se, entregar e confiar.


Na ayurveda, a alimentação não se baseia em quantidades, seja de carboidratos, gorduras, proteínas ou calorias, minerais e vitaminas. A Ayurveda busca nos dar o conhecimento necessário para termos uma alimentação naturalmente balanceada, nos aproximando mais da natureza, conhecendo melhor o nosso corpo e suas necessidades.
Objetivo
O objetivo das dietas alimentares na Ayurveda é ajudar a promover o equilíbrio dos elementos e de sua interação no corpo humano, tomando por base a constituição individual de cada pessoa (dosha).
A Ayurveda define seis sabores ou "rasas", que são uma derivação da combinação dos cinco elementos da Natureza ou "bhutas".
Doce - Produzem contentamento e prazer, acalmando os doshas Vata e Pitta, mas, agravando Kapha. Na Ayurveda são considerados alimentos doces: Açúcar, Mel, Arroz, Trigo, Leite, Creme de Leite, Manteiga, Carnes, Óleos, Ghee e quase todos os Grãos.
Ácido - Despertam a mente e os sentidos, acalmando o dosha Vata, mas, agravando Pitta e Kapha. Alimentos ácidos: Limão e outras frutas ácidas, queijos e iogurte (devido a fermentação), Tomate, Vinagre, entre outros.
Salgado - Acalmam os nervos e diminuem a ansiedade, acalmando o dosha Vata, mas, agravando Pitta e Kapha. O Sal é um alimento salgado e está presente em diversos outros alimentos.
Pungente - Abrem à mente e os sentidos acalmando o dosha Kapha, mas, agravando Vata e Pitta. São considerados alimentos pungentes: Pimentas e Temperos em geral, Alho, Cebola, Gengibre, Rabanete, entre outros.
Amargo - Clareiam os sentidos e as emoções, acalmando os doshas Pitta e Kapha, mas, agravando Vata. Alimentos amargos: Verduras Amargas como Chicória, Rúcula, Almeirão, entre outras, Espinafre, Ervas Amargas, entre outros.
Adstringente - Acalmam mentes irritadas ou nervosas, clareiam os sentidos e as emoções e removam a letargia, acalmando os doshas Pitta e Kapha, mas, agravando Vata. São considerados alimentos adstringentes: Feijões, Lentilhas, Maçã, Pêra, Repolho, Brócolis, Couve-Flor, Batatas, entre outros.
Devemos considerar ainda as qualidades ou "gunas" dos alimentos, que podem ser: quentes ou frios, secos ou oleosos, leves ou pesados. Nossas dietas básicas devem levar em consideração nossa constituição, a presença dos seis sabores e a qualidade dos alimentos.

RESUMO
SABORES
(Rasas)
ELEMENTOS
(bhutas) 
ACALMAM AGRAVAM
Doce Água e Terra Vata e Pitta Kapha
Ácido Fogo e Terra Vata Pitta e Kapha
Salgado Fogo e Água Vata Pitta e Kapha
Pungente Ar e Fogo Kapha Vata e Pitta
Amargo Éter e Ar Pitta e Kapha Vata
Adstringente Ar e Terra Pitta e Kapha Vata

QUALIDADES
(Gunas)
ACALMAM AGRAVAM
Quente Vata e Kapha Pitta 
Frio Pitta Vata e Kapha 
Seco Pitta e Kapha Vata
Oleoso Vata Pitta e Kapha
Leve Kapha Vata e Pitta
Pesado Vata e Pitta Kapha

Então de acordo com o que foi dito acima, uma dieta para acalmar Vata, deve, dentro do possível pivilegiar os sabores doce, ácido e salgado, e as qualidades quente, oleoso e pesado. Note, porém, que isso não significa se empanturrar de tortas e frutas e salgadinhos após comer carne com bastante gordura e frita no óleo. Equilíbrio e escutar seu corpo são fundamentais! O mesmo raciocínio pode ser feito para os demais doshas. Quando dois ou mais doshas são dominantes, devemos buscar o equilíbrio entre os sabores e qualidades, observando sempre qual dosha está em desequilíbrio, ou agravando, no momento e acalmando o mesmo. É importante notar que esta busca pelo equilíbrio é permanente, uma vez que há muitos outros fatores atuando em nossos corpos que apenas nossa alimentação.
Devemos considerar que a vida possui seus ciclos e estes passam pelos três doshas: Vata, Pitta e Kapha. Deste modo temos os ciclos diários e sazonais, quando a Natureza nos apresenta condições gerais ou qualidades que refletem de um modo ou de outro as qualidades de cada dosha. Vejamos como estas se comportam.

Doshas e Horários diários 
Ciclo Diurno 

Ciclo Noturno 
Kapha 06:00 - 10:00 18:00 - 22:00 
Pitta 10:00 - 14:00 22:00 - 02:00 
Vata 14:00 - 18:00 02:00 - 06:00

Período Kapha da manhã, nos encontramos vagarosos, pesados, relaxados e calmos, prontos para um dia repleto de atividades.
Segue-se o período Pitta, já plenamente despertos e no auge de nossa atividade física. O pico do horário Pitta, por volta do meio dia, é justamente o melhor horário para o almoço.
Pela tarde, segue o período diurno de Vata, quando estamos no auge de nossa criatividade. Após este período inicia-se um segundo ciclo ou noturno. 
Com a chegada da noite o corpo começa a retornar as qualidades de Kapha, mais tranquilo e relaxado, ideal para uma refeição leve e igualmente tranqüila.
O Pitta noturno nos serve para completar a digestão da refeição do horário Kapha, mas, agora é menos intenso que o do meio dia. Serve para recompor as energias, reconstruir os tecidos e, principalmente, para digerir as idéias, as sensações e emoções do dia.
Após este, chega o ciclo noturno de Vata, horário do sono profundo, dos sonhos, de deixarmos nosso corpo repousar em paz para um novo ciclo diurno.

A Natureza também apresenta ciclos sazonais, por isso as qualidades (gunas) de cada estação do ano influenciam nossa constituição (dosha), então devemos adaptar nossas dietas alimentares e rotinas diárias a cada estação.

DOSHAS 

ESTAÇÕES 

MESES 

QUALIDADES (gunas) 

Kapha Primavera / Verão Set a Dez Fria e Úmida 
Pitta Verão / Outono Dez a Abr Quente e Úmida 
Vata Outono / Inverno Abr a Set Frio, Seco, com Ventos

Ivan Zacharauskas
www.ayurvedayoga.com.br

Nenhum comentário: