segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Aromaterapia contra o Stress, Calmante e Sedativo: o poder da Lavanda.


                                                                         LAVANDA

As lavandas (popularmente conhecidas como alfazemas) são pequenas ervas, comumente empregadas em ornamentação. Da lavanda se obtém um dos óleos mais populares no mundo dentro da aromaterapia. O termo lavanda vem do latim "lavare", "lavar", por que a planta era utilizada pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo (indicado para insônia, calmante, relaxante, dores, etc.).

Na França, a colheita da lavanda ocorre entre julho e agosto, tendo variações em outros países conforme as estações do ano. As plantas são colhidas por máquinas quando estão com botões floridos. O processo de destilação é feito à vapor da planta fresca ou seca.

Indicações: um amplo número de pesquisas científicas validam o uso do óleo essencial de lavanda pela sua ação calmante e sedativa, efetivo contra o stress, ansiedade e depressão, insônia , além de possuir propriedades anticonvulsivas . Foi confirmado que componentes do óleo, como o linalol, conseguem penetrar na pele e caem na corrente sanguínea promovendo efeitos de relaxamento e alteração na pressão sanguínea .

O óleo essencial mostrou possuir efeito analgésico e considerável ação anti-inflamatória que pode ser obtida pelo uso em massagens.

Observou-se ação gastroprotetora via oral para o linalol presente no óleo de lavandim grosso com um interessante efeito analgésico e sedativo após sua inalação. O lavandim grosso também mostrou possuir propriedades antitrombóticas e desagregadoras plaquetárias.

O óleo de lavanda também possui a capacidade de reduzir a pressão sanguínea, propriedades anti-leucêmicas e antifúngicas em candidíase por exemplo. Também mostra positiva ação hormonal no alívio de sintomas da menopausa e TPM.
Notou-se em um estudo com ratos que a inalação do óleo de lavanda ocasiona uma redução na lipólise (queima de gordura), com aumento do apetite e ganho do peso.

Na área cosmética a lavanda possui remarcáveis propriedades regeneradoras da pele e antioxidantes , ajudando na prevenção do envelhecimento precoce.

No campo emocional a lavanda é considerado um óleo que traz uma profunda sensação de paz e tranquilidade. Desperta a paciência e tolerância, e alívia estados de stress por trazer uma sensação de liberdade que facilita a expressão.

Alguns aromaterapeutas consideram que o óleo de lavanda seja uma essência altamente espiritual, e que facilite a integração da pessoa com seu interior para um contato mais profundo com Deus. Crê-se também que a lavanda emita uma aura violeta de purificação e proteção contra energias negativas e mal olhado.

Concentração de uso:

Em inalações 6-15 gotas em difusor 3 X ao dia. Uso local, puro ou diluído a partir de 3% de diluição. Hemorroidas 3-6 gotas de OE em 100ml de água e banhar o local 3-4 X ao dia.

Toxidade:

Considerado um óleo de baixa toxidade e seguro. DL50: acima de 5g/kg em ratos.
Evitar contudo seu uso em pessoas hipotensas, pois pode ocasionar queda de pressão nestes indivíduos . Evite também seu uso por pessoas com problemas de coagulação do sangue como hemofílicos ou seu uso oral por pessoas que estejam fazendo uso de drogas anticoagulantes .


Óleo disponível em nossa loja virtual www.emporiolaszlo.com.br ou nas revendas mais próximas de você www.laszlo.com.br

Nenhum comentário: