sábado, 14 de agosto de 2010

CASSAÇÕES OU PURA DEMONSTRAÇÃO DE PODER

O Piauí tem vivido de festas e lutos políticos desde as últimas eleições em 2008.

Festa! Mês de Na. Sra. Das Vitórias...Muitos foguetes explodindo ai pergunto: que vitórias se tem comemorado, afinal?

Ontem, mais uma vez ,exorbitâncias foram gastas em fogos de artifício. Foguetes e cachaça. O que as pessoas e a justiça tem a comemorar? - Para mim, apenas vergonha. Tristeza. Miséria ética. Miséria moral. Escravidão!


E, como diria certo senador, atentai bem!!!!!!!!! Tais vitórias tem sido pura demonstração de poder pelo poder e mais nada.

Daqui do meu canto, atenta, fico cada dia mais triste e decepcionada com o nosso cenário político no Brasil.

Foram cassados 35 prefeitos no Piauí. Segundo matéria publicada no sitio Cidades na Net,em 19/07/2010 "O número de prefeitos cassados por abuso de poder econômico, captação ilícita de sufrágio e corrupção eleitoral pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) desde as eleições municipais de 2008 não implicaram, necessariamente, no afastamento dos gestores municipais dos cargos. Com a aplicação de liminares e recursos, 27, dos 35 prefeitos que tiveram seus mandatos cassados neste período pela Corte, continuam dirigindo as Prefeituras". E continua dizendo que "só este ano já foram condenados pela Justiça Eleitoral 11 prefeitos no Estado. A quantidade de cassações ainda pode aumentar, já que pelo menos 39 prefeitos e vereadores respondem à Ações de Impugnação de Mandato Eletivo ? AIMEs no TRE-PI." No dia 19/09/, 2008 o Portal 180draus publicou que "O Piauí é o líder nacional em cassações. Ao todo só este ano já foram cassados 14 prefeitos dos eleitos em 2008. As denúncias variam de abuso do poder econômico, poder político, compra de votos, conduta vedada, ausência de domicílio eleitoral, mandato itinerante e corrupção eleitoral. São denunciantes, o Ministério Público e o perdedor, em geral, o 2° colocado. As cassações sempre acontecem na Comarca de origem, passam pelo crivo do TRE e terminam no TSE, em Brasília. Dos 14 cassados, apenas dois, efetivamente, perderam seus respectivos mandatos. Outros continuam nos cargos através de liminares aguardando julgamento do mérito no TRE. Há também, aqueles, cujos processos estão na fila de julgamento pelo TSE."


De que estamos nos envergonhando? Não compreendo. Juro que não consigo entender. Afinal, o que se tem comemorado? A vitória da justiça ou apenas vitória de grupos políticos?

Mesmo as comemorações e festival de foguetes nas cidades do interior a cada decisão judicial são pagas. Ontem, enquanto fazia compras no mercadinho perto de casa, perguntei o que significavam tantos foguetes. Se era da festa de N. Sra. Da Vitória. Fui imfornada de que era farra numa carreata da cassação em que a participação dos "correligionários e apoiadores".Melhor, a farra teria sido remunerada a R$40,00 por cabeça. O amigo que pagava a conta a minha frente disse: "a senhora acredita que meu funcionário largou o trabalho para não perder os 40 reais e a cerveja?"

E quando se pergunta aos que estão comemorando, a resposta é: ? a gente vai ter nossos empregos de volta. Eles vão ver...vão ter que sair daqui corridos.?


O que é na verdade compra de voto?

O que significa cassação por abuso de poder econômico numa cidade em que praticamente toda a população depende dos empregos proporcionados pela prefeitura? Em que mesmo os professores concursados são obrigados a trabalhar em campanha eleitoral arregimentando votos ao invés de trabalhar voto conscientes?

É! Por que se o outro lado GANHAR, eles que tem lado - e todo mundo tem que estar de um ou de outro lado ? vão ser transferidos para a escola mais distante e sem a menor estrutura. Ou mudar para uma outra localidade definitivamente, por que a estrada ainda é tão ruim que jamais eles poderiam continuar morando na cidade.


O que se está comemorando?

Todos felizes?

Aliás, 5000 eleitores felizes enquanto outros 5000 estão desesperados. Esta é a conta que os candidatos de 2008 me ensinaram a fazer. Oeiras tem uns 23 mil votantes. 5000 são DELE, 5000 são DELA. Vão ter que se virar para comprar outros 5000 para GANHAR a eleição. Quem der mais, leva.

Compra de voto? Se quiser pegar de jeito tem que plantar armadilha ou montar uma situação, filmar e denunciar.

Perdoem-me, meus amigos! Isso me parece piada e de muito mau gosto. Total falta de respeito com os Oeirenses. Na verdade, falta de respeito com o Piauí, por que a conversa é a mesma em todo o Estado.

Mais uma eleição vem aí.

A cada 2 anos a coisa se repete.


A cada 4 anos os eleitores empunham títulos para garantir seus empreguinhos por que, se o outro lado GANHAR a eleição, metade da cidade vai perder o assento. Brincadeirinha da "dança da cadeira". Os benefícios chegarão aos novos ganhadores. Quem está ganhando com isso, na realidade? Quem está comprando o que?

Seria compreensível ouvir dizer que Dr. Este, D. Aquela foi ELEITO, ELEITA. Escolhido. Escolhida.

Ganhar eleição não significa ganho nenhum para a cidade. Significa simplesmente que alguém conseguiu manter de seu lado um número maior de pessoas que podem votar: seja a custa de salário durante seu tempo de poder, por botijão de gás,conta de CEPISA, conta de AGESPISA, passagem para Teresina, Consulta, Exame, óculos, Dentadura ou aparelho nos dentes, ou um trocadinho nas vésperas da eleição. Tem gente que vem me dizer: "se me der 50, eu voto. Garanto que não vou enrolar."

É triste demais assistir esta condição de miséria. Mais triste é ver as pessoas aceitando essa humilhação.


Está na hora de pensar direitinho e acordar. Quem está pagando este mico? Os cassados, os cassadores ou os eleitores que mantem tudo como está e ainda comemoram uma tristeza tão grande?

O que se está comemorando, enfim? Escravidão regulamentada? Cabrestos e ferros e marcas das quais se tem orgulho?

- Sou Coca ... Sou Guaraná ! Sou poste ...Sou pneu!...Qual a diferença?

2 comentários:

ps disse...

OI MINHA AMIGA , ADOREI SUA PROPOSTA , PENSO SERIAMENTE EM VOCE...CONTE COMIGO BEIJOS

Josevita Tapety disse...

Obrigada, ps!!
Estou contando com você sim!Cada amigo convidando mais 10, a gente chega lá. Sei que tenho maisde 1000 amigos sinceros =.Gente que me conhece o suficiente para saber da seriedade da nossa proposta.